Marcadores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comida de Santo ou Oferenda

Comida de Santo ou Oferenda são rituais específicos de cada Orixá, que para serem preparados são submetidas a verdadeiro ritual, tem que ser preparado com orientação de Pai ou Mãe de Santo pois não é simplesmente fazer, orixás tem quizilas, pela qual alguns não levam dendê em sua comida assim como Oxalá.
Esses alimentos depois de prontos são colocados em uma mesa com velas de cera e as bebidas designadas a tais Orixás, na hora de ofertar são entregues com o acompanhamento de toque de atabaques e pontos designados a cada Orixá;


  
As comidas ofertadas aos Orixás, também representam uma característica marcante dentro dos rituais afro-brasileiros. São pratos feitos pelas cozinheiras de santo, filhas e filhos de santo e vão desde a Canjica dedicado a Oxalá, passado pelo Acarajê de Iansã até chegar ao pirão com peixe dedicado as almas (Pretos-Velhos). Os Orixás recebem suas oferendas/comida no próprio terreiro, comidas essas que são entregues em ritual próprio realizado na sexta-feira a noite de Lua Nova ou Crescente.


                                (Entrega de Comida de Santo)


Tem algumas finalidade que podem ser entregue as Comidas de Santo, seja por uma necessidade que estamos passando, seja no dia desse Orixá , seja em ritual fechado assim como camarinhas.
  Uma coisa deve ser visada, gente não e entrega comida de santo por que o mesmo ta com fome, ta precisando ou algo parecido. O Orixá é um ser Maior, está é uma pequena oferta que fazemos para ele, seja em agradecimento, seja por um pedido, seja por uma data festiva.  Através deste alimento o Orixá recebe a energia vital do mesmo.




  Antes de qualquer coisa, para fazermos a  Comida de Santo, não podemos estas impuros; depois de ter relações, ter ingerido bebida alcoólica, irmos a hospitais, mares, cemitérios...
Tem todo um rito antes da preparação, estar todos de branquinho, cabeça tapada ; temos que ter um carinho especial para com o nosso Orixá, não pode se fazer de qualquer jeito.
                                            (Mesa com as Oferendas dos Orixás)


Ao se tratar das oferendas de Exu é entregue na Segunda-Feira a Canjira. A comida das Almas é entregue a Sexta- Feira no Altar, porém a casas que entreguem na própria casa das Almas. Acompanhamento a Comida de Orixá, são também entregues a bebida correspondente, além de uma grande vela de cera. No caso de Bejada são entregues 3 guaranas e 3 velas de ceras grandes, e no caso dos orixás masculinos são entregues junto um charuto, e para as Almas (Pretos-Velhos) um cachimbo de barro.






Vejamos as comidas de cada Orixá no ritual de Almas e Angola:



Vejamos as Bebidas Correspondente a Cada Orixá no ritual Almas e Angola:


  Não entraremos em detalhes de como preparar os pratos, ou se vai azeite de dendê ou não por que cada Pai de Santo tem sua particularidade em fazer, cada um leva o seu amor o seu carinho e a sua marca registrada, mas os ingredientes são os acimas.

  Introduzido no ritual de Almas e Angola e complementando o ofertório ás Entidades espirituais e aos Orixás, é entregue também no altar um prato contendo 16 acaças. esse complemento faz parte de ritual atual e Almas e Angola e foi acrescentado por Mãe Ida na camarinha de 21 Anos de Pai Evaldo.

               (Pai Evaldo e seu filho de Santo Giovani Presidente da TECCV)

2 comentários:

  1. ola tudo bem ,eu sigo sua pagina pq tem coisas que a gente pergunta pra pai de santo e mãe de santo e cada um responde diferente será que vc pode me ajudar entrei agora na umbanda me disseram que tenho que da de comer pra meu santo que todos ano me deram uma lista que já ate fiz e entreguei ,mas agora dizem que como sou filha de ogum de frente mas tbem sou filha de iansã
    minha duvida e tenho que dar comida pra ela tbem todo ano junto com de ogum?

    ResponderExcluir

Amigos