Marcadores

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bejada




  Ibeji, o único Orixá permanentemente duplo. É formado por duas entidades distintas e sua função básica é indicar a contradição, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criança. A ele é associado a tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.
No dia de Ibeji, 27 de setembro (o mesmo de Cosme e Damião, com quem são sincretizados), é costume as casas de culto abrirem suas portas e oferecerem mesas fartas de doces e comidas para as crianças, elevadas à condição de representantes na terra do Orixá.
Regem a falange das crianças que trabalham na umbanda.





  Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.


Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.






No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.





Caracteristicas:



Animais: Animais de estimação

Bebida: Guaraná (Almas e Angola) Suco de frutas , água de coco, água com mel , água com açúcar (caldo de cana)

Chakra: Todos, especialmente o laríngeo.

Comida: Doces e Frutas

Cor: Rosa e Azul(Almas e Angola), Branco e Colorido

Data Comemorativa 27 de setembro, Algumas casas realizam suas festas no dia 12 de outubro dia das crianças

Dia da Semana: Domingo

Elemento: Fogo

Essências: Frutas

Fios de Contas: No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas , No Alma e Angola Azul e Rosa.

Flores: Margaridas , Rosa Mariquinha, Laranjeira.

Incompatibilidade: Coisas de Exu, Morte , algumas Assovio.

Metal: Estanho

Numero: 2

Pedras: Quartzo Rosa

Planeta: Mercúrio

Ponto da Natureza: Jardins , Praias, Cachoeiras, Matas...

Saudação: Oni Bejada, Oni de Erê

Saúde: Alegria , anginas , problemas de nariz , raquitismo, acidentes.

Símbolo: Gêmeos

Sincretismo: São Cosme e São Damião


Folhas:
Maracuja
Poejo
Laranjeira


Comidas


Assim como todo ser tem seu Exu, também tem seu ERÊ ou Ibejí, que deve estar sempre de acordo com o seu orixá. Na linguagem ioruba a palavra Erê significa estátua, podendo significar pequenos seres em alguns dialetos.


Os ERÊS se intitulam de acordo a sua origem, mostrando assim a sua raiz tribal.Os orixás crianças representam a força mágica tudo que é duplo como os gêmeos.


ERÊ traz a todos a rara sensação de leveza, espontaneidade, ingenuidade, afetividade e respeito aos mais velhos. É a energia da inocência. Orixá ERÊ é o princípio da dualidade positiva é caracterizada pela citada inocência espontânea e carinhosa. Está ligada a todos os orixás. Na realidade todos os orixás apresentam sua forma ERÊ. São filhos de Xangô e Ìansã, representam a forma infantil de todos os orixás.


Simbolizam a inocência, a espontaneidade e a pureza.


Os alimentos são sagrados e contém axé, e cada orixá tem sua iguaria especial. ERÊS não são diferentes e também tem seus rituais de comilanças especiais, no entanto estão vinculados ao gosto e necessidades dos mais velhos de sua linhagem.


O orixá, não come só. Para haver verdadeiramente a harmonia é necessário que a oferenda tenha um caráter comunitário. Neste caso dos ERÊS, os axés quando comunitário são alterados para suprir a necessidade das crianças, símbolo dos ERÊS, nesse caso usam-se mais balas, doces, brinquedos, refrigerantes para serem dadas as crianças encarnadas, também aos ERÊS, só que estes recebe juntos as comidas votivas, de época ou de necessidade para troca de axés. Uma determinada parte das comidas é colocada aos pés do orixá, a outra é partilhada entre todos. Também é bom ressaltar que alguns ebós podem sofrer alteração devido a finalidade, produtos de época ou diferença de região.Para os que moram foram do BRASIL, com certeza alguns elementos serão difícil, mas com certeza tem como ser alterado, se precisar entre em contato,juntos poderemos tirar dúvidas e resolver a situação.Mas o mais importante é a sua fé.Existem axés que são tradicionais,no caso dos ERÊS, por exemplo, a utilização de balas,doces,frutas,embora não esteja relacionada nas comidas você pode enfeitar o prato com elas ou até mesmo fazer bandejas ao seu gosto,fundamental que você se identifique com a entidade. É bom lembrar que a tradição manda sempre servir para os ERÊS em par, embora a umbanda principalmente feita no sul,norte e sudeste utilizem os Beijes sincretizando com são Cosme e Damião, adicionando Doum e outras crianças.No candomblé enfatizamos ERÊS como manifestação simbólicas infantis ligadas e intermediárias a todos os orixás, ou seja todos os orixás tem manifestação infantil, portanto convém servir sempre em par ,e de maneira dual,ou seja: (+) [masculino], (-) [feminino]. As cores também podem alterar de nação para nação, bem como de região para região, mas predomina o azul para o positivo, masculino e branco para o negativo, feminino. São cores para velas ,bandejas,balões,etc.





Lenda das Bejadas

Como os irmãos Ibeji se tornaram Orixá

Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Ọrúnmilà que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, Ọrúnmilà resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.







3 comentários:

  1. muito bom seus textos.Parabens. so uma dica. A letra rosa e bonita mas para ajudar o leitor, coloque um fundo escuro. vai tornar a cor da letra do seus textos com maior realce. boa sorte. continue sempre. abs!

    ResponderExcluir

Amigos