Marcadores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Porque de Bater cabeça?

  Quero trazer aqui uma questão que muitas vezes é mal compreendida ou interpretada de forma diferente por pesquisadores, quanto ao rito de bater cabeça dentro das religiões afro-brasileira.
Dentro da história temos várias interpretações, e dentro dos conhecimento das casas cada dirigente passa aos seus seguidores da forma que lhe foi ensinado, mas o ato de bater a cabeça é um dos fundamentos importantes da religião.O ato bater cabeça,talvez seja a parte da ritualística umbandista cuja simbologia esteja no inconsciente coletivo da humanidade desde os princípios dos tempos.
O ato de levantar a cabeça ao solo é encontrado , praticamente em todas as religiões e foi traduzido para alguns protocolos do mundano tendo em vista que em muitas sociedades os seus soberanos eram tidos como representantes terrenos da divindade.
  Seu significado pode ser interpretado  como (reconhecimento da ) submissão do ser humano diante da onipotência da deidade , muitas vezes representadas através de fenômenos da Natureza. Ou seja, a aceitação de nossas limitações diante daquilo que não podemos controlar. Trata-se, portanto, de um sinal de repeito e de entrega.
(Foto tirada de um terreiro de umbanda)

Também pode ser entendido como representação de humanidade, bem como uma forma de agradecimento (Pai e a Mae terra que, através de sues mistérios, nos dá tudo nos sustenta e mantém).
Pode-se, então, dizer que na Umbanda bater cabeça significa respeito pela deidade, Orixá, guias e entidades que são presentado tanto pelo congá , como pelos pontos de forças e energias (atabaques), e ainda nas figuras dos sacerdotes ou mais velhos na religião. A ritualística por variar de terreiro para terreiro, função de doutrina e fundamentos próprios.É quando entramos em contato com as nossas energias ligadas aos o Orixás. As formas de reverenciar os Orixás são muitas, da mesma forma quando encontramos nossa Mãe ou Pai de santo dentro do terreiro , Avô ou Avó, que nesse caso quando levamos nosso Ori (cabeça) ao chão estamos reconhecendo o quanto da importância do Orixá em nossa vida, fazendo isso estamos batendo cabeça para os Orixás da nossa Mãe ou Pai de Santo, Avô ou Avó, e no caso do dirigente o repeito e permissão que possa dar ao filho de santo adquirir conhecimento daquele que está cuidando da nossa formação espiritual , aquele por qual embala sessão a sessão nossos Orixás.
  Sim gente o dirigente tem a responsabilidade na formação espiritual de seus filhos de Santo.No Almas e angolas , é prostrasse diante ao pai maior pedindo piedade e clemencia, perdão é um ato de humildade.


De Joelhos Sim!

  Dentro de várias ritualísticas que se desenvolvem no terreiros de Umbanda, é comum vermos principalmente no início e términos dos trabalhos espirituais o corpo mediúnico com os joelhos nos chão. Alguns vêem esta postura como arcaica e sem sentido, porém  nunca se deram ao trabalho de analisarem detidamente tal comportamento.
  É de conhecimento geral que as primeiras religiões do globo terrestre já inseriram em seus rituais o ajoelhar, exteriorização de respeito junto ao Criador e também manifestações de humanidade que todos devem ter, seja para com o Divino, seja para com o próximo.
  Da mesma forma, o ato de postar-se de joelhos fazia e faz aos fiéis que assistiam ou assistem as manifestações religiosidade, a seriedade, o respeito e a simplicidade do sacerdote, frente ao plano espiritual superior.
Infelizmente, é do conhecimento de todos que, ao lado de criaturas humildemente, simples, meigas e carinhosas que estão sempre dispostas a dar o seu suor à  Umbanda, existem outras tantas orgulhosas, vaidosas, "auto-suficientes", que procuram a todo custo imporem-se aos demais, maximizando suas "qualidades" e minimizando as virtudes alheias.
Bater Cabeça: Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e humildemente. Consiste em abaixar -se  (posta-se) aos pés dos congá ou a uma Entidade Espiritual e tocar sua cabeça ao chão, ao seus pés. Representando respeito e humildade.





Um comentário:

  1. Que simples eu pensava que bater cabeça fosse se arrebentar mesmo e tinha tanto horror como a gente que não conhece dessa religião não sabe nada,os judeus batem cabeça também no muro das lamentações os muçulmanos nas mesquitas quanto preconceito contra as religiões afro e pensar que a vida veio de lá da mãe áfrica está tudo errado adorei seu blog quero aprender mais.Estive ontem pela primeira vêz aos 67 an0s num trabalho de umbanda ,eu estava tão mal ja me sinto mais leve,só recebi boas palavras gratidão a minha amiga que me levou e eu estou aprendendo quem me consultou pediu que eu aprendesse tudo sobre Iansã,que nem nunca ouvi falar e aqui aprendi a entender o que significa AXÉ ,ATÉ MEDO DE OUVIR ESSA PALAVRA EU TINHA ,E NADA MAIS É QUE amém como somos ignorantes.

    ResponderExcluir

Amigos