Marcadores

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pemba o que sabemos sobre ela?


O que sabemos sobre as pembas, que riscam os pontos, ou servem para cruzar os pratos de santo antes de ser colocado o Amalá de cada Orixá.
A substância que compõe a pemba é chamada de "caulim" (argila de cor branca). Pode ser importada na africa, o "caulim" foi substituídos pelo "calcário" e a "tabatinga".
A pemba é usada desde as tribos de Africanos, por diversos motivos.
Os chefes riscam o corpo todo com a Pemba para vencer os inimigos; os noivos são riscados pelos padrinhos , com a Pemba para que sejam felizes ; o negociante quer conseguir um bom negócio esfrega um pouco de Pemba nas mãos e as jovens usam como se fosse o pó de arroz porque dizem que traz felicidade no amor e atrai a quem se deseja.
Há muitas culturas que utilizam a Pemba.

Nos Cultos atuais, a Pemba é imantada e cruzada, pela entidade, tornando-se uma ferramenta poderosa.
Os Guias Espirituais utilizam a pemba para fazer o seu Ponto Riscado. O Ponto Riscado é a "Assinatura" do Guia. É através do ponto que ele será identificado e confirmado. 
Cada risco feito na tábua de pontos tem uma simbologia, refletindo qual é a entidade, de onde ela vem, em que falange atua. Alguns médiuns videntes relatam ver os Pontos Riscados brilharem e emanarem luzes diversas.
Além disso, é muito comum a utilização da pemba para riscar as mãos, os pés e a cabeça dos médiuns , afim de protegê-los . Em alguns centro , a pemba é raspada, obtendo-se um pó, que é utilizado para determinados rituais, como o "sopro de pó de pemba".
A Pemba também pode ser utilizada para riscar objetos, portas, janelas no objetivo de cruzar o ambiente, evitando a entrada de maus espíritos e de energias negativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos