Marcadores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sabendo um Pouco mais das Lendas dos Orixás

  
Na africa cada Orixá estava ligado originalmente a uma cidade ou a um país inteiro. Tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais . Xangõ em Oyó, Iemanjá na região e Egbá, Ogum em Ekiti e Ondô, Oxum em Ijexá e Ijebu, Oxalá em Ifé, subdividido em Oxalufan em Ifan e Oxaguian em Ejigbô, entre outros.
Podemos dizer que a cultura dos rituais de Candonblé, Umbanda, Nação entre outros surgiu no Brasil com os povos africanos que trouxeram de suas senzalas seus Costumes e Orixás. Provenientes de milhões de negros diversos países e cidades africanas, trazidos (arrancados) de sues lares, de suas famílias e de seus pais e filhos ; para trabalhares nas plantações de cana de café das cidades baianas, cariocas, pernambucanas e paulistas. E posteriormente, nos exércitos de fronteira do Rio Grande do Sul.
   Graças aos conquistadores portugueses, franceses, ingleses e de padres e bispos da época; (que legaram os brancos poder de matar os negros e índios, afirmando que os negros eram animais) hoje o Brasil não teria o prazer de conhecer esta maravilhosa cultura , sem mencionar nos Orixás e nos seus Axés.
  No continente africano, muitos reinos com suas ricas e milenares cidades, foram extintos graças às influências e dominação cristã e muçumanas, Aniquilando a cultura existente nos países enfraquecidos pela escravidão, tornando-os órfãs de Orixás.



Assim: sem Oxum (Rios/Água); sem Ogum (Trabalho/Ferramentas); sem Xangô (Justiça); sem Oxalá (Paz); sem Iemanjá (estudos/ Psicologia); sem Nanã (Origem, Família); sem Oxossi (comida/ Caça); ...

"Vamos aprofundar mais conhecendo melhor cada Orixá".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos