Marcadores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hierarquia no Almas e Angolas



Etapas Evolutiva de um Filhos de Santo
   Em almas e Angola, o ingresso do filho de Santo no Terreiro acontece após uma limpeza espiritual denominada sacudimento ou como mais conhecido hoje em dia ebó. Essa limpeza é realizada na Casa das Almas, na praia ou na cachoeira que serve como pré-requisito para a futura participação na corrente e nos trabalhos mediúnicos. Após a limpeza o novato é levado ao terreiro onde recebe o Amaci. Nesse momento, o futuro médium assume definitivamente um compromisso de acender durante 7 sexta-feiras ou segundas-feiras uma vela de cera para o Anjo de Guarda, acompanhada de um copo de água do lado esquerdo.
 
   O amaci utilizado nesse primeiro momento é produzido na sexta-feira santa .São ervas que são colhidas quando não são expostas ao sol ( antes das 6hras/ depois das 18hras) pois com os raios solares as plantas realizam a fotossíntese e esse momento não é bom colher as folhas. Trata-se de um líquido sagrado feito com seiva das ervas amassadas pelos próprios médiuns e com as bebidas representado Entidades espirituais (Menos Exu e Pomba- Gira) e  Orixás conforme a tabela:



  Esse composto é usando durante o ano todo, principalmente nas obrigações de camarinha, nos batizados e em determinados trabalhos de limpeza. são guardados normalmente em pegi e conservado em garrafões de 5 litros ou garrafas peti.
   Após ingressas na corrente ( Trabalhos espirituais) o médium passa por um período de desenvolvimento. Nesse período é desenvolvida a mediunidade e o novato passa a ser conhecido como médium em desenvolvimento. O desenvolvimento é realizado nas quartas-feiras, só participam desses trabalhos os médiuns mais antigos da casa, que auxiliam a Mãe de Santo dirigente do terreiro. Nesses trabalhos o médium passa a "girar" com o seu pai e mãe de cabeça, ou seja após o jogo de búzio são vistos os Orixás do futuro médium e são  esses que serão chamados a desenvolver o iniciado. Durante alguns meses ( ou anos conforme o médium ) essa pessoa só pode receber o Pai e a Mãe de Cabeça.
  Durante o período o médium passa pelo batismo. Nesse momento recebe a guia de Anjo de guarda ( Colar com contas brancas / leitosas). O batismo só pode ser realizado em situações muito especificas: na Sexta- feira Santa, na Cachoeiras ou em semana de Obrigação de Camarinha ( Na sexta-feira). O médium escolhe um padrinho e uma madrinha que representam dois santos da Igreja Católica. O padrinho representa o Santo Católico e a Madrinha a Santa Católica. O Sincretismo é muito presente no ritual Almas e Angola.

As Sete Etapas Evolutivas de um Filho de Santo

  • Primeira-Etapa : Batismo 
  • Segunda-Etapa: Obori
  • Terceira-Etapa: Feitura de Pai Pequeno ou Mãe Pequena 
  • Quarta- Etapa: Feitura de Babá ou Babalaô
  • Quinta -Etapa: Reforço de Sete Anos 
  • Sexta- Etapa: Reforço de Quatorze Anos
  • Sétima - Etapa: Reforço de Vinte e um Anos.




  As obrigações após o Obori devem ser realizadas respeitando um intervalo de sete anos, pois assim, após passar por todas as etapas, o Pai ou Mãe de santo recebem a denominação de Tata no santo ( Pai velho ou Mãe Velha no Santo). Isso faz com que médium do Ritual Almas e Angolas firme , desenvolva e aperfeiçoe seu Orixá, ao decorrer do desenvolvimento das faculdades mediúnicas onde o filho de santo galga os sete passos em direção ao assentamento de seu orixá em seu ori (palava em nago que significa cabeça ou coroa).  
  Para cada Etapa o médium submetido a uma série de obrigações, principalmente a partir da terceira etapa, ou seja, obrigações de Pai ou Mãe Pequena. Para Realizar essas obrigações o médium, obrigatoriamente, deverá ter passado pelo batismo e pelo Obori.
Nessa obrigação chamada Camarinha  que tem início na Segunda-Feira, o médium recebe a coroa do seu Orixá Maior, que segue em uma serie de ritos até a Sexta Feira onde será coroado o médium para o seu Orixá dominante, ou o que chamamos Orixá de frente. Após cada obrigação realizada, o médium sai na chamada festiva "Saída de Camarinha" onde recebe as guias (colares) diferentes, cada guia contendo 5 fios, a de Oxalá, e dos seus Pais, Orixá masculino e Orixá Feminino.  O médium Oborizado possui  apenas uma guia branca leitosa  e duas do Pai e Mãe de cabeça.

Um Exemplo:
 
       Orixá        :    Cor da sua Guia Correspondente  
  • Oxalá : Branca Leitosa
  • Nanã : Lilás Cristal ou Leitosa
  • Xangô : Marrom Cristal
  • Ogum: Vermelho Cristal
  • Oxum: Azul Cristal
  • Oxossi: Verde Cristal
  • Iansã : Amarelo cristal ou coral (laranja)
  • Bejada: Azul claro e Rosa
  • Almas : Branco (em numero maior) e preto
  • Exú/ Pomba Gira: Vermelho e preto ou Preto (em numero maior) e branco.




  Após a obrigação de  Babá ou Babalaô o médium passa a usar uma guia branca e uma toda colorida, onde   estão representados todos os Orixás.
No reforço de sete anos o médium recebe uma guia com sete finos da cor do seu Orixá maior, intercalada com sete firmas representando o segundo Orixá.
Na Obrigação de Quatorze anos o médium recebe uma guia com 16 fios da cor do seu Orixá Maior e uma outra guia, também de fios representando o segundo Orixá. A segunda Guia recebe o número de fios  conforme o número correspondente ao Orixá.

Exemplo:

Numerologia dos Orixás
Oxalá : 10
Oxaguiã: 08
Iemanjá: 09
Xangô: 04/ 12
Nanã: 13
Ogum: 03/ 14
Oxum: 5
Oxossi: 06
Iansã : 11
Obaluaiê: 13
Exú/ Pomba Gira: 1/ 7
Ibeji: 2

Após a obrigação de 21 anos o médium recebe uma guia toda feita de búzios denominada Brajá. Essa guia representa para o médium a "última" etapa ritualística dentro do ritual de Almas e Angola.


4 comentários:

  1. Olá gostei muito desse posto. Só uma dúvida. Com o reforço de sete anos a guai usada é de 7 fios do orixá que comanda intercalado com firmar do segundo orixá. E a guia de yalorixá e de Oxalá pode ser usadas ainda? Ou tem que fazer de fios para Oxalá e não usar a de babá?

    ResponderExcluir

Amigos