Marcadores

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Significado das Guias no Almas e Angola

  
As guias são fios de contas circulares que, de acordo com o Orixá, as contas poderão ser de sementes de pedras semipreciosas, cascalho, miçanga industrializadas etc; que adornam no pescoço do médium numa variedade  de cores. Estas recebem e absorve as energias necessárias utilizadas pelos guias espirituais de Lei. Limpam, descarregando toda negatividade dos campos energéticos do médium.



  Durante os trabalhos no terreiro, as energias vão sendo absorvidas ás guias, auxiliando o corpo do médium para que retenham nele todas as energias negativas, livrando-o de sobrecargas e desarmonia durante os trabalhos. Elas só podem ser de acordo com as entidades, pois somente o Orixá ou seu guia espiritual, sabem que tipo de energia trabalhar e como proteger seus médiuns. Quando se é iniciado no Almas e Angolas no primeiro ritual, o batismo , todos os médiuns após serem batizados recebem sua primeira guia de contas leitosas brancas, que fica sobre a guarda do Pai Oxalá até passar por suas feituras de Santo onde recebem apos a feitura, as guias das cores do seu Pai e Mãe de Cabeça (Orixás).


  A confecção e as cores das guias contêm mistérios que estão além do conhecimento dos iniciados na Umbanda. Somente o Pai ou Mãe de Santo é que podem confecciona-las, ou até mesmo o mesmo médium pode fazer sobre orientação do Pai ou Mãe de Santo, pois ali naquela guia terá a sua energia.


  As guias deverão ser muito bem cuidadas com todo respeito e carinho, passando por defumação nos inícios dos trabalhos, não devemos colocá-las no chão, em lugares que se sente ou deite em hipótese alguma, caso ouve necessidade quem o fará será a entidade que estiver trabalhando . A guia foi feita de acordo com os pais de cabeça do médium , então somente à ele pertence, não podendo emprestar de um médium para o outro, acarretando com isso a quebra energética do sagrados, levando a guia ao profano, com um simples colar de adorno.



 Quando for preciso o médium sair da corrente, deve colocá-la sobre uma toalha branca e jamais levá-las fora do terreiro ou deixá-las com o cambone da casa. Caso o médium as esqueças  as próprias entidades tomam as providências intuindo o médium como se proteger. As guias de sete linhas são recomendadas somente a médiuns experientes ( 1 fio ou 3 são os Oborizados, 5 fios Mãe pequena ou Pai pequeno e 7 fios Yalorixá ou Babalôrixá), ou quando solicitado pelas entidades, já que o médium que usa uma guia de sete linhas assume a responsabilidades de um centro (tenda , terreiro , templo) presente na própria guia . Perante o grau de espiritualidade , a guia de sete linhas contém símbolos de conhecimento é preparado para o que der e vier, chamando para si toda a energia negativa em defesas dos irmãos ou filhos.
Os Tatalorixás no ritual de Almas e Angolas possuem sua completa de búzios por terem completado os reforços de 7, 14 e 21 anos.
  É necessário descarregar as guias seguindo as orientações dadas pelas entidades ou pelos pai ou mãe de santo. Médiuns, jamais alterem os valores entre uma Guia e  um Orixá. As entidades poderão trabalhar da mesma forma sem os fios de conta , colares e guias.

" A força de uma entidade não é comparada á quantidades de colares de um médium. Não é o colar (guia ) que dá poderes a endidades; É sim a entidade que dá poderes as guias. "

Uma observação ai galerinha, nunca se esqueça e jamais invertam os valores, pois as entidades não dependem da guia para trabalhar afinal não é a guia que dá poderes a entidades e sim a entidade que dá poderes a guia, já que a mesma é só mais um recurso do qual eles utilizam para auxilio e ligação para com o médium. 




5 comentários:

Amigos