Marcadores

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Almas e Angolas o Inicio

 Para quem não conhece, Almas e Angolas é um ritual que teve inicio no Rio de Janeiro onde serviu de berço para o surgimento da Umbanda. A Umbanda surgiu em 1908 coma primeira incorporação de Zélio de Morais com o Caboclo das 7 encruzilhadas.
A Umbanda e Almas e Angolas são manifestações ritualística religiosa, apesar de terem muitas coisas em comuns como por exemplo a incorporação dos dejuntós pretos-velhos, caboclos, eres...
Mas uma coisa é muito importante lembrar que a Umbanda tem seus ritos muito diferentes de Almas e Angolas principalmente na forma de cultuar os Orixás. No Almas e Angolas Existem rituais internos que denominamos como camarinha ou feituras de santo, nessas atividades os médiuns denominado pelo seu Pai de Santo e Orixá é "raspado" ou "catulado" como ocorrem no Candomblé, sai ao publico em uma sessão especial denominada Saída de Camarinha.




  A Origem do ritual de Almas e Angolas, ainda hoje é motivo de questionamento. Há quem afirme ser o ritual de Almas e Angolas originário da Cabula, movimento religioso oriundo do sincretismo afro-católico ainda ocorrido no período da escravidão, principalmente nas áreas rurais. A Cabula segundo pesquisas refere-se aos rituais negros mais antigos, envolvendo imagens de santos católicos, herança da fase reprimida do Candomblé, onde os negros mesclavam crenças e culturas. Quando no final do século XIX ocorre a libertação dos escravos, a Cabula  já era presente como atividade religiosa afro-brasileira. Talvez a própria Umbanda, tenha herança na Cabula, pois mantém forte a presença do Orixá em sua pratica doutrinária.
  Um dos importantes fatos históricos ligado ao ritual Almas e Angolas foi o terreiro do Babalâo Luiz D'Angelo localizado na Rua Iguaço Nº57 no bairro Engenho Leal- Estação do Trem- Rio de Janeiro. Segundo as pesquisas, o Babalâo Luiz D'Angelo praticava em seu terreiro o ritual Almas e Angolas e foi ele que truxe o ritual para Santa Catarina. Antes de Abrir seu terreio Luiz D'Angelo era filho de santo da Tenda Espirita Caboclo Tuiti, localizado no bairro Cordovil, também no Rio de Janeiro. Foi nessa Tenda que Guilhermina Barcelos (Mãe Ida) conheceu Luiz D'Angelo e o ritual de Almas e Angola.
  O ritual Almas e angolas era praticado na Tenda Espírita Fé e Caridade de Luiz D'Angelo tendo como particularidades, daí a sua distinção da Umbanda, as obrigações de Camarinha. Nessas obrigações os médiuns são graduados passando pelo batismo, pelo "Oburi " que é uma obrigação ou confirmação ao anjo de guarda, Mãe Pequena ou Pai Pequeno, e finalizando com a obrigação de Babalâo (homem) ou Yalorixá (mulher). As obrigações de 7, 14 e 21 anos são o que reforços das obrigações dos Babás que fazem parte do ritual de Santa Catarina.
  Santa Catarina conhece o ritual de Almas e Angolas após o fim da Guerra Mundial (1945), quando Mãe Ida viaja com eu esposo par o Rio de Janeiro, a pedido das suas entidades espirituais, busca novas orientações no que se referia ao culto aos Orixás. Na época, Mãe Ida já tinha um terreiro de umbanda, onde desenvolvia muitos filhos de santo. A necessidade de fortalecer seus filhos com obrigações mais "fortes" a fez buscar recursos dentro da cultura afro.
Em 1949 fez sua primeira obrigação na tenda de Almas e Angolas do Babalâo Luiz D'Angelo, na época com apenas 29 anos Mãe Ida se consagra como a primeira pessoa em  Santa Catarina a entrar no ritual Almas e Angola. Ouve num período necessário para adaptação, em 1951 Luiz D'Angelo vem a Florianópolis e abre oficialmente a Tenda Espirita São Gerônimo no bairro Saco dos Limões primeira tenda de Almas e Angola fundada em Santa Catarina.


( Mãe Ida)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos