Marcadores

terça-feira, 31 de julho de 2012

Algumas curiosidades dos Terreiro de Almas e Angola

  Qualquer terreiro de Umbanda que cultua o ritual Almas e Angola deverá ter certas particularidades físicas e  Ritualísticas. Logicamente a estrutura ritualística desses terreiros não podem ser revelado ao grande público por se tratar de dogmas religioso de grande fundamento e é proibido revela-los a leigos. 
Entretanto para identificar um terreiro de Almas e Angola podemos observar na sua estrutura física, seu ambiente que basicamente se constitui:





  • À entrada existe uma tronqueira, um lugar de proteção especial onde se encontra firmado o povo de esquerda para sua segurança espiritual aos trabalhos. Também á entrada existem dois recintos, separados do restante da construção, chamados os primeiro de Canjira ou casa de Exú onde estão os fundamentos dessas entidades (Tais como guias, imagens paramentos ...), a segunda é chamada de Casa das Almas, local destinados aos Pretos- Velhos e fundamentos das Almas.
  • O terreiro, propriedade dito é um salão de tamanho variável com separações bem definidas e entendidas por todos os conhecedores do ritual. Nele há o Gongá ou Congá com os santos católicos sincretizados os orixás africanos , de cada lado existem duas peças de tamanho suficiente para uma pessoa deitar chamada de Camarinhas, onde os filhos são recolhidos para o ritual de feituras de santo , ou no salão onde ocorrem as giras e manifestações dos Orixás, o local para os Ogãs e o local para os assistentes. Anexo há a cozinha de Santo e a sala dos Cambones e Sambas. Também há como vestiários e à  sanitários. Em alguns terreiros há o quarto de Santo ou chamado Peji onde estão guardados os preceitos e fundamentos do ritual.
  • No congá ou altar a posição dos Orixás varia muito pouco de terreiro para outro, porém três orixás tem seu lugar definidos em todos eles. Oxalá ocupa o lugar de destaque, no alto no centro do congá. Embaixo e a direita é o local de Bejada e à esquerda fica Obaluaiê. Um quarto orixá, Nanã, quando não está como lugar de dona da casa,  deve ser posicionado aos pés de Oxalá. Os orixás donos da casa de santo ficam à direita e a esquerda a baixo de Oxalá. À direita deve ficar o orixá dono do Ori do zelador da casa (Pai ou Mãe de Santo). Os outros orixás são posicionados entre os orixás acima conforme a hierarquia do zelador do terreiro.
  • No salão de giras existe sinais cabalísticos do Almas e Angola representado por uma estrela de cinco pontas circulada por dois círculos de forças, um voltilhando as pontas trazendo as forças astrais de Oxalá para o mundo que é simbolizado por um circulo menor centralizado na estrela. Ao meio uma cruz simbolizando a fé dos filhos de Oxalá. A estrela de cinco pontas também simboliza o homem de braços e pernas abertos, prostrados com a cabeça no chão, aos pés de Oxalá, implorando misericórdia. As cores variam também do orixá mandante na casa.
  • Nos quatro cantos existem cruzes brancas simbolizando os quatro cantos do mundo ou universo representando os orixás guardiões da casa de santo.

Um comentário:

Amigos