Marcadores

terça-feira, 31 de julho de 2012

Algumas curiosidades dos Terreiro de Almas e Angola

  Qualquer terreiro de Umbanda que cultua o ritual Almas e Angola deverá ter certas particularidades físicas e  Ritualísticas. Logicamente a estrutura ritualística desses terreiros não podem ser revelado ao grande público por se tratar de dogmas religioso de grande fundamento e é proibido revela-los a leigos. 
Entretanto para identificar um terreiro de Almas e Angola podemos observar na sua estrutura física, seu ambiente que basicamente se constitui:





  • À entrada existe uma tronqueira, um lugar de proteção especial onde se encontra firmado o povo de esquerda para sua segurança espiritual aos trabalhos. Também á entrada existem dois recintos, separados do restante da construção, chamados os primeiro de Canjira ou casa de Exú onde estão os fundamentos dessas entidades (Tais como guias, imagens paramentos ...), a segunda é chamada de Casa das Almas, local destinados aos Pretos- Velhos e fundamentos das Almas.
  • O terreiro, propriedade dito é um salão de tamanho variável com separações bem definidas e entendidas por todos os conhecedores do ritual. Nele há o Gongá ou Congá com os santos católicos sincretizados os orixás africanos , de cada lado existem duas peças de tamanho suficiente para uma pessoa deitar chamada de Camarinhas, onde os filhos são recolhidos para o ritual de feituras de santo , ou no salão onde ocorrem as giras e manifestações dos Orixás, o local para os Ogãs e o local para os assistentes. Anexo há a cozinha de Santo e a sala dos Cambones e Sambas. Também há como vestiários e à  sanitários. Em alguns terreiros há o quarto de Santo ou chamado Peji onde estão guardados os preceitos e fundamentos do ritual.
  • No congá ou altar a posição dos Orixás varia muito pouco de terreiro para outro, porém três orixás tem seu lugar definidos em todos eles. Oxalá ocupa o lugar de destaque, no alto no centro do congá. Embaixo e a direita é o local de Bejada e à esquerda fica Obaluaiê. Um quarto orixá, Nanã, quando não está como lugar de dona da casa,  deve ser posicionado aos pés de Oxalá. Os orixás donos da casa de santo ficam à direita e a esquerda a baixo de Oxalá. À direita deve ficar o orixá dono do Ori do zelador da casa (Pai ou Mãe de Santo). Os outros orixás são posicionados entre os orixás acima conforme a hierarquia do zelador do terreiro.
  • No salão de giras existe sinais cabalísticos do Almas e Angola representado por uma estrela de cinco pontas circulada por dois círculos de forças, um voltilhando as pontas trazendo as forças astrais de Oxalá para o mundo que é simbolizado por um circulo menor centralizado na estrela. Ao meio uma cruz simbolizando a fé dos filhos de Oxalá. A estrela de cinco pontas também simboliza o homem de braços e pernas abertos, prostrados com a cabeça no chão, aos pés de Oxalá, implorando misericórdia. As cores variam também do orixá mandante na casa.
  • Nos quatro cantos existem cruzes brancas simbolizando os quatro cantos do mundo ou universo representando os orixás guardiões da casa de santo.

Um pouco mais sobre Mãe Ida


   
Com a Entrada de Mãe Ida para o Candomblé, as mudanças o ritual passaram a ser marcantes, como de fato ate hoje. Conforme relata a própria Mãe Ida, ela entrar para o candomblé, satisfazendo um interesse pessoal em dar aos Orixás determinados "fundamentos"que não eram comuns à Almas e Angolas. Inicialmente Mãe Ida faz uma obrigação em Nagô Igexá, posteriormente em "toriefam" e por ultimo em Keto. Pergunta sobre as mudanças de rituais e sabendo ter sido ela a percursora do ritual Almas e Angolas em Santa Catarina, Mae Ida diz que na época foi fortemente atraída pelas possibilidades que o Candomblé oferecia em termos de cultos aos Orixás. Atualmente quando compararmos o ritual praticado no Rio de Janeiro e o de Santa Catarina, é possível identificar características adquiridas do Candomblé.
  A poucas casas de Almas e Angola mesmo com o desligamento Oficial de Mãe Ida continuaram com as praticas do ritual Almas e Angola  como os terreiro de:


  • Pai Evaldo no bairro Bela Vista/ São José
  • Pai Fagundes no bairro Saco dos Limões/ Florianópolis
  • Pai Têles no bairro Jardim Atlântico/ Florianópolis (Todos os filhos espirituais de Mãe Ida)
  • Pai Orlando no bairro de Bela Vista/ São josé


Que deram continuidade a obra de Mãe Ida. No final da década de 70, os praticantes do rito Almas e Angolas estava crescendo , o numero de iniciados crescia cada vez mais principalmente na década de 80. E nesse período que são inaugurados vários terreiros mantedores desse ritual. Segundo as pesquisas a maior parte dos terreiros praticantes do rito Almas e Angolas, são raízes da Tenda Espirita de Jesus de Nazaré dirigida por Pai Evaldo Linhares até hoje, é o terreiro mais antigo e em atividades no Estado.

  Pai Orlando Linhares Sobrinho, em 1976  viaja para o Rio de Janeiro e realiza sua obrigação de Babalâo. Enquanto isso em Santa Catarina o ritual Almas e Angolas ainda sofria alterações em relação ao do Rio de Janeiro.  Motivo para pai Luiz D'Angelo consagra-lo Babalâo. Pai Orlando que hoje em Santa Catarina não encontram-se terreiro que pratiquem o ritual da mesma forma que era praticado no Rio. Acredita que essas mudanças sejam resultados da influência exercida pelo Candomblé, pois afinal, no ritual de Almas e Angolas os Orixás eram cultuados de forma muito "simples" a começar pelas oferendas e comidas de Santo. Pai Orlando foi um dos últimos filhos "feitos" po Luiz D'Angelo.

Na Tenda Espirita Jesus de Nazaré, o ritual Almas e Angola passa por mais modificações, ou seja, as obrigações de reforço de 7, 14 e 21 anos, que não existem no ritual de Rio de Janeiro, passam a fazer parte dessa nova fase.

Conversando com Mãe ida, essas modificações sobre os reforços de 7, 14 e 21 foram criados por Pai Everaldo inclusive algumas guias (colares e contas). A guia de sete fios após a obrigação de Sete Anos é uma criação de Pai Evaldo.

Conversando com o Pai Evaldo muitas praticas realizadas no aqui em Santa Catarina que não são praticadas no Rio de Janeiro, assim como a feitura do orixá Obaluaie, esse Orixá no Rio não era "feito" por que esse orixá é considerado o Senhor das Almas, no Terreiro de Pai Luiz D'Angelo esse Orixá tem um altar especial separado dos demais.

 90%  dos terreiro de Almas e Angolas de Santa Catarina seguem as praticas ritualísticas de Pai Evaldo que fez muitas alterações. Ao completar seus sete anos de obrigação em Almas e Angola , Pai Evaldo procura novamente Mãe Ida e pede seu auxílio no sentido de orienta-lo quanto aos procedimentos necessários para seu fortalecimento, pois afinal , a dedicação quase total aos trabalhos espirituais exigiam um reforço, ou seja, um fortalecimento dele enquanto médium. Mãe Ida que na época praticava o ritual de Candomblé, segundo relatos do próprio Pai Evaldo, já estava muito comprometida com o seu novo ritual , ficando impossibilitada de atender o pedido de seu filho, naquele momento. Consultando seu caboclo, o mentor dirigente do terreiro, Pai Evaldo resolve buscar auxílio com Pai Orlando (Nessa época Luiz D'Angelo já havia falecido) e orientado pelo próprio Caboclo Peri e auxiliado por Pai Orlando realizou sua obrigação de SETE anos, iniciando aí uma fase nova dentro do ritual de Almas e Angola. Segundo os mais antigos praticantes do ritual, essa fase faz surgir uma bifurcação no ritual, criando duas correntes em Almas e Angola. Uma corrente que segue o ritual com as alterações criadas por Pai Evaldo e outra que mantém as características originais trazidas por Luiz D'Angelo em 1951(Apesar de algumas mudanças).
Conforme diz Pai Evalto:
 "Os rituais são criações do próprio homem, e sendo assim são passíveis de Mudanças".
Hoje, viajando para o Rio de Janeiro é possível identificarmos as práticas da Umbanda e do Candomblé, porém de Almas e angola  não existem registros atuais de nenhum terreiro praticante desse ritual. Isso nos leva a crer que o ritual de Almas e angola, que encontrou na década de 50 um espaço aberto e amplo para sua instalação em Santa Catarina , aqui permaneceu, cresceu, mudou em alguns pontos e se fez representar , inclusive para o restante do Brasil, pois afinal esse ritual outrora carioca é hoje , quase que exclusivo de Santa Catarina.




                                              (Mãe Tereza, Mãe Ida e Pai Evaldo)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Almas e Angolas o Inicio

 Para quem não conhece, Almas e Angolas é um ritual que teve inicio no Rio de Janeiro onde serviu de berço para o surgimento da Umbanda. A Umbanda surgiu em 1908 coma primeira incorporação de Zélio de Morais com o Caboclo das 7 encruzilhadas.
A Umbanda e Almas e Angolas são manifestações ritualística religiosa, apesar de terem muitas coisas em comuns como por exemplo a incorporação dos dejuntós pretos-velhos, caboclos, eres...
Mas uma coisa é muito importante lembrar que a Umbanda tem seus ritos muito diferentes de Almas e Angolas principalmente na forma de cultuar os Orixás. No Almas e Angolas Existem rituais internos que denominamos como camarinha ou feituras de santo, nessas atividades os médiuns denominado pelo seu Pai de Santo e Orixá é "raspado" ou "catulado" como ocorrem no Candomblé, sai ao publico em uma sessão especial denominada Saída de Camarinha.




  A Origem do ritual de Almas e Angolas, ainda hoje é motivo de questionamento. Há quem afirme ser o ritual de Almas e Angolas originário da Cabula, movimento religioso oriundo do sincretismo afro-católico ainda ocorrido no período da escravidão, principalmente nas áreas rurais. A Cabula segundo pesquisas refere-se aos rituais negros mais antigos, envolvendo imagens de santos católicos, herança da fase reprimida do Candomblé, onde os negros mesclavam crenças e culturas. Quando no final do século XIX ocorre a libertação dos escravos, a Cabula  já era presente como atividade religiosa afro-brasileira. Talvez a própria Umbanda, tenha herança na Cabula, pois mantém forte a presença do Orixá em sua pratica doutrinária.
  Um dos importantes fatos históricos ligado ao ritual Almas e Angolas foi o terreiro do Babalâo Luiz D'Angelo localizado na Rua Iguaço Nº57 no bairro Engenho Leal- Estação do Trem- Rio de Janeiro. Segundo as pesquisas, o Babalâo Luiz D'Angelo praticava em seu terreiro o ritual Almas e Angolas e foi ele que truxe o ritual para Santa Catarina. Antes de Abrir seu terreio Luiz D'Angelo era filho de santo da Tenda Espirita Caboclo Tuiti, localizado no bairro Cordovil, também no Rio de Janeiro. Foi nessa Tenda que Guilhermina Barcelos (Mãe Ida) conheceu Luiz D'Angelo e o ritual de Almas e Angola.
  O ritual Almas e angolas era praticado na Tenda Espírita Fé e Caridade de Luiz D'Angelo tendo como particularidades, daí a sua distinção da Umbanda, as obrigações de Camarinha. Nessas obrigações os médiuns são graduados passando pelo batismo, pelo "Oburi " que é uma obrigação ou confirmação ao anjo de guarda, Mãe Pequena ou Pai Pequeno, e finalizando com a obrigação de Babalâo (homem) ou Yalorixá (mulher). As obrigações de 7, 14 e 21 anos são o que reforços das obrigações dos Babás que fazem parte do ritual de Santa Catarina.
  Santa Catarina conhece o ritual de Almas e Angolas após o fim da Guerra Mundial (1945), quando Mãe Ida viaja com eu esposo par o Rio de Janeiro, a pedido das suas entidades espirituais, busca novas orientações no que se referia ao culto aos Orixás. Na época, Mãe Ida já tinha um terreiro de umbanda, onde desenvolvia muitos filhos de santo. A necessidade de fortalecer seus filhos com obrigações mais "fortes" a fez buscar recursos dentro da cultura afro.
Em 1949 fez sua primeira obrigação na tenda de Almas e Angolas do Babalâo Luiz D'Angelo, na época com apenas 29 anos Mãe Ida se consagra como a primeira pessoa em  Santa Catarina a entrar no ritual Almas e Angola. Ouve num período necessário para adaptação, em 1951 Luiz D'Angelo vem a Florianópolis e abre oficialmente a Tenda Espirita São Gerônimo no bairro Saco dos Limões primeira tenda de Almas e Angola fundada em Santa Catarina.


( Mãe Ida)



Um pouco de conhecimento

Esse blogger assim como muitos que existem  por ai, será para instruir e ajudar pessoas que buscam pelo conhecimento assim como eu, gostaria de compartilhar com todos um pouco do meu aprendizado de uma visão um pouco jovial  e para quem quiser também compartilhar seu aprendizado comigo vou falar um pouco da minha religião Almas e Angolas, mitos e lendas, sobre os Orixás, pontos e diversos assuntos... Tenham uma ótima leitura.



Amigos