sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mitologia Exu e a sua Forma Original



   Na tentativa de manter o culto aos seus deuses no Brasil, os negros escravizados buscaram pontos de convergências entre uma trajetória dos santos católicos e os dezesseis orixás do culto da Umbanda, mais conhecidos e tradicionalmente , pelos negros cultuados.
 Exu foi sendo representado nos sincretismo católico africanos, por Santo Antônio, simplesmente por questões similares como a cor negra de (Santo Antonio de Categeró) ambos com as governanças: o número sete, os cemitérios , encruzilhadas e suas personalidades bastante forte.
Este como Orixá foi primeiro gerado antes de todos, foi o que mais sofreu uma perseguição sistemática, pelos missionários catequizadores, sendo constantemente associados ao Diabo Cristão.
Nessa mistura secular de mentiras e equívocos, médiuns despreparados recebiam espíritos que se passavam por Exus falangeiros, os conhecidos (Quiumbas) se dizendo que eram Demônios, fazendo com que comerciantes inescrupulosos e ignorante criassem as imagens de Exu, cada vez mais distorcida e tenebrosas as mesmas que vemos até hoje à venda em loja. Exu, sobre esta concepção errônea, ganhou chifres, rabo, cara vermelha, patas de animais e aparência grotesca e demoníaca.
  Mas Exú  é mesmo dessa forma?
A verdade é que, a forma original de Exu é humana, ele tem dois braços, duas pernas , dois olhos e uma cabeça!
Os espíritos que compõem a falange de Exu são espíritos como nós, até muito contemporâneos.
Essa associação, indevida e maldosa, com o passar do tempo , foi caindo no hábito popular e na psique distorcida de pessoas mentalmente e espiritualmente despreparadas, que começaram a construir a visão irreal que Exú é Demônio, Até pontos absurdo já ouvi em terreiros em que Exu vem do Inferno e etc...
Diferente dos "Quiumbas", zombeteiros e outros espíritos oportunista sem evolução do baixo astral, que podem mistificar os trabalhos espirituais e se passarem por Exu, cada ser humano têm , pelo menos , um casal de Exus Chefes  que influenciam permanentemente em seu destino.
 Outro mito: Independente do sexo e da condição da sexualidade do médium ambos dão incorporarão Pombo-Gira e Exu.
Isto quer dizer que um médium homem jamais terá sua sexualidade transmutada ou interferida por que incorpora uma Pombo-Gira e a recíproca é verdadeira.
Estas "lendas" em nada conferem com a realidade da pura espiritualidade e, pelo contrario , distorcem ainda a mais a verdade dos fatos.
Exu e Pombo-Gira são entidades guardiões , trabalhadores, protetoras de terreiro e médiuns. Doutrinadoras de espíritos confusos, perdidos e sem evolução.
Aqueles que recolhem e conduzem os "Quiumbas" para as regiões do astral onde serão ensinados, doutrinados e evoluídos.
O médium hoje necessita compreender... Quem realmente é Exu e Pombo-Gira, para nçao cair na armadilha e vícios de incorporação e animismo de outros médiuns, que necessitam de maior compreensão, visão doutrinaria e teologia, onde médium  e entidades trabalham para a evolução, indistinta e imparcialmente de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário